Yoga com Liana

Encontrei Liana quando meu terceiro filho, Dudu, era ainda um bebê. Naquela época, período de amamentação, e dos outros pequenos Guiga e Nando, entre chão e colo, troca de fraldas, banhos, noites eventualmente dormidas, eram constantes as “dores de coluna”, e um cansaço que eu poderia apostar ser eterno. Iniciamos um trabalho de recuperação pós-parto com base nos conhecimentos que Liana articulava então, tendo como eixo sempre o Yoga: respirar corretamente e estabelecer um eixo interno que se continuava no mundo – o que parecia um desafio dos maiores – e eu tentava uma aproximação cuidadosa desta vivência quase-impossível em sessões semanais matinais (quase sempre) – muitas vezes incluindo marido e crianças! 

Seis anos depois deste início, veio Gabriel, e pudemos então fazer um trabalho especial de acompanhamento da gravidez e do parto, que foi normal como os outros: tudo correu muito bem, trabalho mais que satisfatório! 

Nos mais de vinte anos passados desde então estabelecemos uma relação que vai muito além do aspecto profissional – hoje somos amigas / irmãs - porém se há algo marcante em Liana, é este lugar que ocupa de cuidar sempre e cada vez melhor de seus alunos – com uma invejável energia, rigor e doçura, associados a um desejo de saber sempre mais e a um movimento de permanente incorporação de novas possibilidades para este cuidado. 

Sendo médica, psiquiatra e psicanalista, preocupava-me sempre trabalhar com as questões psíquicas sem que suas representações no corpo recebessem a devida e necessária atenção. 

Propus à Liana participar de um grupo de estudos sobre as contribuições de Donald Winnicott, psicanalista inglês cuja obra traz aportes fundamentais à compreensão do desenvolvimento emocional primitivo ressaltando a integração homem-ambiente. Esta experiência fantástica que agregou mais quatro colegas da área psi, além do coordenador do grupo, Dr.Julio de Mello Filho, durou mais de dois anos, e nos sentimos preparadas para promover uma integração do cuidado nesta lógica, de forma que naturalmente passamos a fazê-lo de forma compartilhada no consultório – que passamos a dividir. 

Pudemos trabalhar intensamente e observar resultados importantes e gratificantes deste trabalho! Acredito ainda que possamos vir a apresentá-lo de forma organizada, para que outros interessados possam dele se apoderar como objeto de uso. 

Concluo afirmando que ao longo de tantos anos pude de fato acompanhar além de nossos pacientes, também a atenção dispensada por Liana a familiares e amigos em situações críticas e geradoras de sofrimento como o manejo de um câncer, de uma doença degenerativa, de um acidente, de uma doença respiratória obstrutiva ou do preço pago pelo corpo aos estresses da vida: em todos estes momentos ela entrou com respeito e valentia, falou de vida e de morte, e saiu fortalecida em seu papel de cuidadora.!! 

Sabemos que Liana vai continuar o seu processo de crescimento profissional e pessoal, e quem estiver junto dela terá o privilégio de usufruí-lo como uma fonte de saúde!

Dra. Liliane M. Penello


Médica, Psiquiatra e Psicanalista

Yoga com Liana / Respiração / Posturas /  Relaxamento / Meditação / Filosofia  / Saúde / Botafogo / Rio de Janeiro / RJ

fotografias e webdesign por www.marcosvianna.com